Exposição Mirian Sipert Gersos
Confira as obras da exposição abaixo.
Se envolva com a obra!
Obras da Exposição
-
ONÇA PINTADA - maior felino das Américas. Habita florestas como a Amazônica, Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado
-
JANGADAS - embarcações de madeira utilizadas por pescadores na região nordeste do Brasil
-
ARAUCÁRIAS - ocorrem majoritariamente na região sul do Brasil. Podem chegar a viver até 700 anos, alcançando 2 metros de diâmetro e 50 m de altura.
-
PAPAGAIO - São aves longevas que podem viver até 80 anos; É o melhor falador das aves brasileiras, imitando sons e pronunciando palavras com perfeição.
-
DANÇA FOLCLÓRICA GAÚCHA - O Rio Grande do Sul possui uma tradição muito rica em matéria de danças. A cultura do RS é um resultado da mistura do indígena, do negro e dos colonizadores europeus, com ênfase aos alemães.
-
CRISTO REDENTOR - RJ - Monumento situado no alto do Morro do Corcovado. Obra iniciada em 1920 e inaugurada em 1931. Tem 30 metros de altura, 38 com o pedestal. Feito de concreto armado e pedra sabão.
-
PAISAGEM GAÚCHA – Retrato da vida do campo, tendo como inspiração a foto de Leonid Strelaiev.
-
FORRÓ – ritmo nordestino, de origem africana, que tem como célula rítmica o Lundu. Desenvolveu-se principalmente no estado de Pernambuco que foi disseminada pela região nordeste do Brasil. Musicalmente consolidou-se num trio de Forró composto pelos instrumentos musicais Gaita (sanfona), Zabumba e triângulo.
-
TARTARUGA – Protegida pelo projeto Tamar, criado em 1980. Promove a recuperação das tartarugas marinhas, através de ações de pesquisas, conservação e inclusão social. Existem atualmente 22 bases do projeto pelo litoral do nordeste, sudeste e sul do Brasil.
-
BAIANA - Personagem característica do sudeste brasileiro, descendente de índios, europeus e africanos. Representa o sincretismo religioso. São um verdadeiro tesouro cultural que encanta o mundo com suas indumentárias deslumbrantes repletas de cores vivas que contrastam com o branco, símbolo da paz.
-
O LAÇADOR - Monumento – Estátua feita em bronze, tem 4,45 m de altura e pesa 3.8 toneladas. É um ponto referencial da cidade de Porto Alegre, representando um gaúcho com suas vestimentas características. Foi tombado como patrimônio histórico, em 2001. Obra do escultor gaúcho Antônio Caringi.
-
ARARA VERMELHA - No Brasil, vivem principalmente na Amazônia e na região central. Habitam copas de florestas altas, campos com árvores isoladas, buritizais e coqueirais. Mede cerca de 90 cm de comprimento e pesa em média 1,5 Kg.
-
REI DO BAIÃO - Luiz Gonzaga do Nascimento, foi cantor, compositor, multi-instrumentista. Autor de Asa Branca, Xote das meninas, entre outras. Vai para ele o crédito de criar o ritmo do baião.
-
RENDA DE BILRO - Rendas do nordeste. O agreste pernambucano e a região de Cariri paraibano são os centros da renda de Bilros que é feita com um desenho preso a uma almofada. Os bilros são movidos de tal maneira, que formam uma renda.
-
CARNAVAL - É uma manifestação popular de origem greco/romana, que construiu no Brasil um de seus berços mais esplêndidos. Embalada pelo ritmo de marcha-rancho, samba, maxixe e polca, com seu compasso binário e com sua indumentária característica, diverte o povo brasileiro em sua plenitude durante o ciclo Carnavalesco.
-
ESTAMPA RIO-GRANDENSE – Telmo de Lima Freitas, compositor gaúcho com temas musicais da bacia do prata, utilizando o ritmo da milonga, vaneira, valsa e rancheira. Natural de São Borja.
-
ARTE MARAJOARA - É uma dentre as artes em cerâmica mais elaboradas e antigas do Brasil, reconhecida por sua sofisticação. Seu início deve-se aos índios que habitavam a ilha do Marajó (no estado do Pará). Entre os motivos mais comuns nas peças marajoaras, pode-se citar figuras humanas estilizadas, peixes, pássaros, além de formas geométricas como círculos, losangos e triângulos.
-
BRASILIDADE INSTRUMENTAL MUSICAL.
-
BUMBA MEU BOI - Festa do folclore popular nordestino brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre morte e ressureição de um boi. O ciclo festivo do Boi Bumbá tem seu auge em junho, durante as festas juninas. Esta festa teve suas origens no ano de 1922
-
CARMEM MIRANDA - Cantora, dançarina e atriz. Trabalhou no rádio, teatro de revista, cinema e televisão
-
ÍNDIO – Estes povos fazem parte da razão etimológica do Brasil. Hoje ainda existem conforme estudiosos, 266 povos indígenas distribuídos pelo Brasil.